Menu

Loja dos Afetos Partilhados -um projeto especial

Loja dos Afetos Partilhados - um projeto especial

A sociedade atual vive consciente de que o consumismo global tem um forte impacto na vida do ser humano, tornando-se cada vez mais imperativa a mudança de paradigma, onde o consumo deve ser integrado com aproveitamento, reforçando a importância da partilha. 

O projecto Afetos Partilhados pretende ser uma resposta concreta junto de uma população que pode e deve ser envolvida enquanto comunidade de proximidade – o Bairro Partilhado.

 

Este “bairro” é uma comunidade dispersa territorialmente pelo Concelho de Loures através de diversos serviços e respostas sociais, numa rede solidária cujo objetivo é a gestão de uma economia social que integre todos os intervenientes da nossa sociedade seja qual for o seu perfil sócio-económico. De entre os vários espaços de referência deste grande “bairro”, teremos a Loja dos Afetos Partilhados. 

A Loja dos Afetos Partilhados consiste num espaço para a Família. Nesta loja o tema será o bebé e aqueles que dele cuidam. Por isso é uma loja para mães e pais que necessitem de um apoio ao quotidiano no cuidado dos seus filhos (carrinho, cadeira auto, roupa, chupetas, biberões, ...) e que nem sempre é possível adquirir por razão dos encargos financeiros familiares, pela precariedade em que muitas das famílias se encontram, de modo ainda mais evidente e mais grave, no atual contexto pandémico e na sequência do enquadramento social que todos vivemos. 

 

O custo das peças vendidas na loja terá em conta esta realidade sócio-económica e a aquisição destes produtos será possível por meio de parcerias com marcas e fábricas relacionadas com o setor do bebé, assim como através de uma forte rede de contactos com voluntários, benfeitores e comunidades que se unirão a esta causa. Também será possível a colaboração por meio de donativos particulares, em dinheiro e/ou géneros, das comunidades locais e de outras instituições particulares de solidariedade social. 

Patrícia Nunes,

Inovação e Empreendedorismo Social

Próxima

notícia